sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Papel da gestao nas Tecnologias Digitais da Inteligencia


Qual deve ser o papel do gestor escolar, na incorporação das Tecnologias Digitais da Inteligência ao P.P.P das escolas. Faça uma abordagem de aspectos gerais aplicáveis a qualquer contexto e específicos referentes à sua realidade de atuação como gestor escolar da sua escola.

As Tecnologias em Educação exigem do educador um maior conhecimento ou prepare para o desenvolvimento de seu currículo, e, por conseguinte, por uma maior concepção à cerca do que ensinar ou como ensinar um aluno que entende melhor do que ele de computador, de internet, de informática. O professor sente-se, muitas das vezes, preso à falta de tempo para aprender, pois precisa ter uma jornada tripla de trabalho para desenvolver seu aluno e seu tempo é insuficiente para buscar um melhor aperfeiçoamento; um outro enfoque pode ser a falta de recursos financeiros. Podemos inferir que aí entra o papel do gestor: reinventar as tecnologias que estão esquecidas e proporcionar ao professor um aparato de idéias para que seu trabalho seja, realmente, de qualidade e tecnológico.
Geralmente encontramos em nossas escolas colegas de trabalho, professores que ao ouvirem falar em tecnologias educacionais, sentem-se como se estivessem em outro planeta, pois seus alunos dizem ter entrado no MSN do colega, no Orkut, ou até mesmo na nova onda da inclusão digital que é o twiter e pensam em como fazer para atingir esse aluno se as políticas públicas ou as escolas não oferecem materiais ou um laboratório de informática, ou ainda não tem conhecimento suficiente para acompanhar esse aluno. Nesse momento começa o trabalho da gestão educacional assume um significado abrangente, democrático e transformador, que ultrapassa a administração escolar, a gestão de tecnologias na escola implica em entender e saber articular as duas concepções da prática escolar com o uso de tecnologias, o gestor sendo um líder ele viabiliza meios para que os professores comecem a desenvolver melhor as suas praticas pedagógicas com isso proporcionar através de cursos oferecidos pelo Núcleo de Tecnologia de Educação, onde possam ser atores e autores do ato educativo e que ao encontrar o suporte das tecnologias para um desenvolvimento do ensino aprendizagem.
O gestor que fornecer ao professor a reinvenção do rádio, da televisão, do jornal, da revista, que poderá facilitar ou mostrar ao aluno que, para que o computador existisse, tiveram que existir outras tecnologias que estão aí sobrevivendo até hoje. É possível. Portanto, cabe ao professor,assim como à escola trabalhar as novas e antigas tecnologias paralelamente, para que a educação ganhe e não perca. Pois é o que tem acontecido na atual situação.
Falar em tecnologia na realidade em que vivo é muito difícil, e até mesmo engraçado, pois já trabalhei com redes de informação onde os computadores ficavam todos interligados , e quando eu queria me comunica com o laboratório de informática enviava um MSN ao laboratório e quem estivesse lá respondia assim na secretaria da escola e biblioteca da mesma forma, já foi desenvolvido juntamente os professores da 4 serie um projeto de mídias a utilização da rádio escola teve pouca duração , pois a escola entrou em construção e até o momento não foi construída desde 2007.
Hoje na escola existe projetor multimídia, notebook, câmera e filmadora digital, televisão e mesmo estando em um prédio em condições sem a internet se faz um trabalho com os alunos com o usos das mídias digitais inclusive o software Visual Classe, dentro do lado pedagógico vem funcionando de certa forma a contendo pela situação. Dentro da gestão administração a situação e mais difícil , pois não se tem um computador para uso da secretaria diretoria ou salas de professores geralmente e feito no notebook e imprimindo documentos em casa, a própria secretaria não se utiliza da tecnologia para seu beneficio, pois ainda vive atrelado a cópias que demoram a se chegar nas escolas, e as vezes a informação não chega.
Fazer gestão democrática de tecnologias na escola não é fácil, pois necessita de uma parceria da sua equipe escolar para o envolvimento desses profissionais para relevância no Projeto Político Pedagógico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário